O Monitor do Debate Político Digital no meio Digital da Universidade de São Paulo (USP) informou, neste domingo, 21, quantas pessoas foram à manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em Copacabana (RJ).
Conforme o monitor, 32,7 mil compareceram ao ato. A organização, contudo, ainda não divulgou o número exato, tampouco a Polícia Militar do Rio de Janeiro.
Em 25 de fevereiro, o mesmo monitor afirmou que 185 mil manifestantes compareceram à Avenida Paulista para outro ato de Bolsonaro, enquanto a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo registrou cerca de 750 mil.
De acordo com o levantamento divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, a margem de erro é de 3,9 mil pessoas para mais e para menos.
A pesquisa da USP foi feita a partir de 35 fotos tiradas entre 10 horas e 12h30. O grupo selecionou nove imagens a fim de cobrir a extensão da manifestação na praia de Copacabana, sem sobreposição.
Cada uma das fotos precisou ser repartida em 8 pedaços. Em seguida, aplicou-se um método que identifica e estima a quantidade de pessoas em uma imagem.
Fonte: revistaoeste