Sophia @princesinhamt
Política

União decide que parlamentares farão rodízio para contemplar suplentes

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Após reunião para lavar a roupa suja e tentar conter uma crise, o União Brasil definiu que todos os parlamentares eleitos pela sigla, seja estadual ou federal, deverão fazer rodízio para contemplar os suplentes.

“Os deputados estaduais e federais vão honrar com o compromisso de rodízio, para que aqueles que contribuiram com o partido e com a chapa possam também ter acesso às vagas”, afirmou o governador Mauro Mendes, maior liderança do partido em Mato Grosso.

Na Assembleia Legislativa, inclusive, já definiram a ordem em que os parlamentares deverão se licenciar para dar espaço aos suplentes. O primeiro será o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Eduardo Botelho.

Segundo ele, os deputados do União seguirão a ordem de votação, de mais votado para o menos votado. “Nós aqui tivemos o entendimento de que os deputados estaduais também vão fazer isso, e o primeiro a sair vai ser eu. Nessa discussão ficou definido que eu serei o primeiro a sair, devo sair final de março, início de abril para dar oportunidade já para o suplente, depois Sebastião Rezende. Eles fizeram opção pelo mais votado descendo pelo menos votado”, explicou o parlamentar.

Na eleição de outubro passado, o União Brasil elegeu quadro deputados estaduais. Além de Botelho, também foram eleitos Sebastião Rezende, Dilmar Dal’Bosco e Julio Campos.

Os contemplados com o rodízio devem ser o atual secretário de saúde do Estado, Gilberto Figueiredo; os ex-deputados Xuxu Dal Molim; e Baiano Filho. Eles ficaram na primeira, segunda e terceira suplência, respectivamente

Já na Câmara Federal, o partido em Mato Grosso conseguiu emplacar dois parlamentares. Trata-se de Fábio Garcia e Coronel Assis, que também devem se afastar para abrir espaço para Gisela Simona e Antonio Bosaipo, porém, não foi informado quando um deles deve se licenciar. 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.