Sophia @princesinhamt
Política

Trump assume presidência e oposição celebra: marco conservador.

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Parlamentares da oposição celebraram a volta de Donald Trump para seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. O republicano tomou posse nesta segunda-feira, 20, em uma cerimônia no Capitólio. 

A vitória de Trump nas eleições e sua ascensão ao poder da maior potência mundial são vistas por deputados brasileiros como um momento de fortalecimento dos valores da liberdade, combate a regimes autoritários e promoção da paz mundial.

A deputada Silvia Waiãpi (PL-AP) afirma que a posse de Trump representa “muito mais do que um evento político”, mas um verdadeiro “marco da ascensão conservadora em todo o mundo”.

“Os povos estão reagindo contra a opressão de ideologias que destroem valores, e, em 2026, essa onda chegará com força ao Brasil, devolvendo o poder ao povo que defende a liberdade”, disse.

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) também acredita que a volta do republicano à Presidência dos Estados Unidos deve impactar diretamente no futuro político brasileiro. 

“A vitória de Trump é um sinal claro de que o mundo está rejeitando governos frouxos e agendas autoritárias disfarçadas de progressismo”, declarou. “O Brasil, assim como os EUA, terá a oportunidade de reverter os erros de governos de esquerda em 2026, retomando os valores que fizeram nosso país grande.”

Eleito em 2024, Donald Trump toma posse como 47º presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 20
Eleito Em 2024, Donald Trump Toma Posse Como 47º Presidente Dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Twitter/X

Para o deputado Sanderson (PL-RS) “Trump sempre representou a resistência contra o autoritarismo e a corrupção”. “Sua posse reforça que a direita está ganhando terreno no mundo todo. Não tenho dúvidas de que, em 2026, o Brasil estará alinhado com essa nova era de prosperidade e liberdade”, acrescentou.

Já o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) destacou a liderança de Trump como essencial para a estabilidade internacional. “O mundo anseia por líderes que tenham coragem de defender a liberdade e a paz”, disse. 

“Trump simboliza essa força, e seu retorno demonstra que o conservadorismo está mais vivo do que nunca, unindo nações contra regimes opressores”, analisou o parlamentar. “O Brasil será parte dessa virada em 2026.”

Já nesta segunda-feira, o primeiro dia de mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, o republicano aproveitou para enviar um recado direto a Luiz Inácio Lula da Silva. 

Enquanto assinava os primeiros decretos de seu governo, Trump foi indagado por uma repórter da TV Globo sobre a relação com o Brasil e respondeu: “É ótima, ótima. Eles precisam de nós muito mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam de nós. Todo mundo precisa de nós.”

Lula não foi convidado para a posse do republicano. O convite foi enviado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que não pôde comparecer ao evento, porque não teve seu passaporte devolvido, conforme decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Com a posse, o petista fez um comunicado oficial sobre o novo presidente norte-americano. Ele desejou um “mandato exitoso” a Trump. “Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse”, disse Lula. “As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.