Sophia @princesinhamt
Política

Temer dá declarações sobre PEC que propõe limitar poderes do STF: análise e perspectivas

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ex-presidente Michel Temer (MDB) se manifestou sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele disse que o texto não é motivo para conflitos entre os Poderes, e a última palavra deve ser do Parlamento.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Temer se manifestou nesta quarta-feira, 22, durante um evento na Fundação Armando Alvares (FAAP), em que o ex-presidente recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico, junto ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). No mesmo dia foi aprovada a PEC pela Casa Alta.

“Não há razão para essa conflitância que se alardeia”, disse Temer. “E ela se alardeia porque, no Brasil, adotou-se o costume do uns contra os outros. Então, quando surge uma questão como essa, entre o Senado e o Supremo Tribunal Federal, aplica-se a regra geral do uns contra os outros e alardeia assim.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O ex-presidente também comentou que o poder político está concentrado no Congresso e, por isso, cabe ao Poder Judiciário apenas julgar. “Ele julga e, ao julgar, o faz”, afirmou.

O que Temer diz sobre a PEC que limita os poderes do STF

STFSTF
A Pec Impede O Supremo De Realizar Decisões Monocráticas (Aquela Proferida Por Apenas Um Magistrado) Que Suspenda Leis | Foto: Carlos Moura/Sco/Stf

Em entrevista ao Estadão, na terça-feira 14, o Temer disse que não concorda com a proposta e acredita que o STF deveria fazer mudanças por conta própria. 

“Essa é uma matéria típica do regimento interno do Supremo”, disse o ex-presidente. “Ele já decidiu que os pedidos de vista não podem ultrapassar o prazo de 90 dias, e o regimento também poderia prever uma limitação para decisões monocráticas.”

Temer disse ainda que o Supremo pode dar “puxões de orelha” no Congresso, mas a “palavra última” deve ser do Legislativo.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.