O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), afirmou que o Executivo municipal fará corte de despesa para manter os salários dos servidores em dia. O gestor reafirmou, durante entrevista coletiva, que o município passa por uma crise financeira e o Executivo estuda paralisar alguns serviços para não atrasar os honorários.
Outra probabilidade admitida por Stopa é a paralisação de obras na cidade. Ele ainda reafirmou os números do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), de que, nos últimos seis meses, o município perdeu R$ 63 milhões por conta da Lei Complementar 194, que limita a cobrança do ICMS de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O vice-prefeito pede uma compensação ao município.
“Vamos, se necessário, parar as obras. É preferível parar dois meses a não pagar o servidor público. Nós estamos fazendo um planejamento bastante rígido para que a gente possa pactuar para as empresas, não causar prejuízo aos serviços e, mesmo assim, pagar o servidor que é o mais importante”, admitiu Stopa.
A possibilidade do atraso dos honorários foi trazida em primeira mão pela reportagem. Alguns servidores procuraram a reportagem e relataram que estavam com os salários atrasados. Trabalhadores da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e de outras secretarias disseram que não haviam recebido o mês de novembro.
“Vai se segurar todos os gastos, vai se priorizar o servidor público para que a gente não corra esse risco [de atrasar os salários], para que não aconteça isso”, prometeu Stopa.
Promessa
Por meio de nota, a prefeitura anunciou que o 13º salário dos servidores ativos será pago nesta terça-feira (20). O staff do prefeito ainda explicou que, desde 2020, os servidores efetivos (ativos e inativos) recebem o benefício do 13º salário em uma única parcela no mês de aniversário.
A prefeitura também explicou que trabalha para efetuar o pagamento da folha salário referente ao mês de dezembro, tanto dos servidores inativos quanto dos ativos ainda. Esses valores estão planejados para serem quitados até o dia 31.
Fonte: esportesenoticias