Sophia @princesinhamt
Política

STF mantém processo contra Carla Zambelli por suposta perseguição armada – Atualizações do caso

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Por 9 votos a 1, o manteve a federal Carla Zambelli (PL-SP) como ré por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. , por maioria, e agora, no julgamento do (embargos de declaração) da parlamentar, permaneceu o entendimento anterior.

+ no site da Revista Oeste.

O julgamento encerrou-se às 23h59 da sexta-feira 24 no plenário virtual da Corte. Oito ministros seguiram o voto do relator, Gilmar Mendes. Segundo ele, não houve obscuridade na decisão e, por isso, a decisão de agosto deve ser mantida.

Zambelli foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em razão de fatos que ocorreram em outubro do ano passado, na éspera do segundo turno das eleições. Pelas de um bairro nobre em , ela perseguiu, com arma em punho, um apoiador do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua defesa, a deputada disse que tinha sido agredida e estava se defendendo.

Único a votar contra, Nunes Marques disse que não havia indícios de crime contra Carla Zambelli

STF Nunes MarquesSTF Nunes Marques
Ministro Do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques | Foto: Reprodução/Tv Justiça

O ministro a votar contra foi Nunes Marques. Para ele, não havia indícios de crime já que a deputada tinha porte de arma. “Na espécie, a acusada dispunha de autorização legal, emitida pelas autoridades competentes para portar a arma de fogo no momento em que sofrera a ofensa, de sorte que, nas circunstâncias destes autos, presente, na origem, a legitimidade da pretensão de se realizar a prisão em flagrante do ofensor, não há elementos de fato suficientes à caracterização do crime em comento”, escreveu o ministro.

As penas para os dois crimes de que é acusada chegam a 6 anos de prisão em regime semiaberto. Uma eventual condenação implicaria a perda do mandato. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.