O Supremo Tribunal Federal (STF) deve negar o pedido do ex-presidente para ir à posse de Donald Trump, no dia 20 de janeiro de 2025, nos Estados Unidos. A informação é da CNN Brasil.
O republicano venceu o pleito contra a vice-presidente, Kamala Harris, e vai assumir a Casa Branca pela segunda vez.
O Supremo bloqueou o passaporte do ex-presidente por suposto envolvimento em um golpe de Estado, no fim de 2022. O poder Judiciário vai manter o documento de Bolsonaro bloqueado enquanto investiga o caso.
Bolsonaro entregou o passaporte por determinação do ministro Alexandre de Moraes. A Corte julgou necessária a ação para supostamente prevenir a fuga do ex-presidente para fora do país durante as investigações da .
Moraes afirmou que o “desenrolar dos fatos demonstrou a possibilidade de tentativa de evasão dos investigados”. A Polícia Federal pretende concluir a investigação ainda em 2024.
Depois disso, o caso vai para o procurador-geral da República, Paulo Gonet. O jurista vai decidir se haverá uma denúncia contra Bolsonaro.
O presidente diz esperar uma relação civilizada com Trump. O petista deu a declaração no programa PODK Liberados, da RedeTV!, comandado pelos senadores jorge kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF).
Quando interpelado sobre “o que poderia acontecer de pior com o Brasil”, com a vitória do republicano, Lula disse não encarar a situação dessa maneira. O presidente brasileiro afirmou que, embora não conheça Trump pessoalmente, espera construir uma “convivência” com ele.
“Conheço o Trump de ouvi dizer, de ver matéria dele, de ouvi-lo na televisão”, afirmou o petista. “Mas espero que a convivência seja civilizada, como já tive com o George W. Bush, que era do Partido Republicano, com o Barack Obama e o Joe Biden. Essa é a relação que quero estabelecer.”
Fonte: revistaoeste