Sophia @princesinhamt
Política

Site que criticava STF é suspenso por ‘decisão humana’, diz repórter

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O site “Morte à Democracia”, criado pelo jornalista Eli Vieira para ironizar o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi congelado por “decisão humana”. A informação foi divulgada por Vieira nesta sexta-feira, 29, em uma publicação no Twitter/X.

O jornalista estabeleceu contato com o provedor do domínio nesta manhã. A funcionária soube dizer o motivo do congelamento, mas recomendou que Vieira enviasse um e-mail para questionar a empresa sobre o incidente.

Em entrevista a realizada na véspera, ele relatou que não sabia de onde partiu a ordem para a suspensão. “Fiz os pagamentos, tenho os comprovantes”, disse. “Não há motivos.” Para substituir o site bloqueado, Vieira criou os domínios e

O jornalista criou o site depois de uma fala de Toffoli no julgamento de processos sobre o Marco Civil da Internet. O STF vai decidir sobre a regulação das redes sociais no país.

Na ocasião, o magistrado perguntou a uma advogada que representava uma das plataformas se o domínio “morteademocracia.com.br” poderia ser registrado. A jurista respondeu que “sim”. Depois, o ministro continuou: “E para retirá-lo do ar, dependerá de uma decisão judicial, em razão do artigo 19”.

Segundo Eli Vieira, os ministros não ouvem realmente o argumento dos advogados das redes sociais | Foto: Reprodução/morteademocracia.censuranao.com
Segundo Eli Vieira, Os Ministros Não Ouvem Realmente O Argumento Dos Advogados Das Redes Sociais | Foto: Reprodução/Morteademocracia.censuranao.com

Vieira disse a que criou a página para demonstrar “a fraqueza dos argumentos de Toffoli, que ignorou as palavras de uma especialista sobre os brasileiros serem livres para criar domínios como este”.

“O fato de o ministro ter argumentado com a insinuação de que não somos livres só demonstra que há um acordo ali”, afirmou o jornalista. “O acordo é entre Alexandre de Moraes e outros autoritários, como Flávio Dino e Cármen Lúcia, para derrubar o artigo 19 do Marco Civil.”

Segundo ele, os ministros não estão ouvindo realmente o argumento dos advogados das redes sociais. “E claramente já têm uma decisão pronta para limitar mais ainda as nossas liberdades”, refletiu.

Para Eli Vieira, Moraes já violava havia anos o artigo 19 e outros elementos do Marco Civil, algo que ele, Michael Shellenberger e David Ágape revelaram com os Twitter Files Brasil.

“A opinião de que o TSE presidido por Moraes violou nossa lei maior da internet era dos próprios conselheiros jurídicos do Twitter pré-Musk”, observou Vieira. “Se derrubarem o artigo, estarão lavando as violações e contando com a nossa amnésia.”

Segundo Eli Vieira, o conteúdo do site deixa os visitantes concluírem por si mesmos qual é o respeito que ministros do STF têm pela democracia e pelas liberdades individuais | Foto: Reprodução/morteademocracia.censuranao.com
Segundo Eli Vieira, O Conteúdo Do Site Deixa Os Visitantes Concluírem Por Si Mesmos Qual É O Respeito Que Ministros Do Stf Têm Pela Democracia E Pelas Liberdades Individuais | Foto: Reprodução/Morteademocracia.censuranao.com

O repórter publicou, até o momento, 19 reportagens e editoriais, nacionais e estrangeiros. De acordo com ele, os textos deixam os visitantes do site concluírem por si mesmos qual é o respeito que ministros do STF têm pela democracia e pelas liberdades individuais.

“Com o material que publiquei, os visitantes também têm a oportunidade de refletir se alguns dos ministros realmente têm a ‘reputação ilibada’ que a Constituição exige para ocupar suas cadeiras”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.