O ‘maior votador’ com Lula do Estado é o senador de centro-direita Jayme Campos (União), que concordou com os projetos governistas e 84% de seus votos, seguido da senadora de centro-esquerda Maragareth Buzetti (PSD), com 79% dos votos, e do senador da oposição Wellignton Fagundes (PL), com 51% dos votos.
As informações constam do levantamento ‘Radar do Congresso: taxa de governismo dos senadores no governo Lula’, divulgado pelo Congresso em Foco, que estabelece mecanismos de aferição da aceitação ou desaprovação do governo frente a senadores e deputados federais.
O ‘votômetro’ mediu de 0%, de quem nunca vota a favor, até 100%, de quem sempre vota com o governo.
No geral, o governo Lula tem uma situação confortável no Senado, com 74% das votações alinhadas com ele, em 211 ao todo. Quanto à Câmara dos Deputados, o alinhamento ao governo Lula é de 72% em 790 votações.
Vale lembrar que, no início da semana, o governo Lula teve a primeira invertida popular quanto à satisfação em seu governo, conforme último resultado da pesquisa Quest, que apontou aprovação do governo Lula caindo para 47%, com a reprovação sobindo para 49%. Pelo menos, em meio ao parlamento, a situação parece mais confortável.
Fonte: leiagora