Sophia @princesinhamt
Política

Senador condena a “injustiça” de homens biológicos competindo nas categorias femininas

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) criticou a participação de homens biológicos em competições esportivas femininas e questionou a ministra do Esporte, Ana Moser, para saber o que a pasta faz para garantir justiça às mulheres biológicas. A fala do parlamentar ocorreu na terça-feira 28.

As declarações do senador foram feitas durante audiência pública da Comissão de Esportes do Senado que tentava entender os planos e a agenda estratégica da pasta para os próximos anos.

“Assisti a uma luta de MMA entre uma trans e uma lutadora feminina. Foi um massacre”, disse Izalci. “Existe uma preocupação em relação a isso? Muitas vezes, o trans tem já um físico muito forte. Vejo muita covardia que foi feita, pelo menos nessa luta a que assisti.”

Em resposta, Ana Moser disse que se trata de uma questão social, de inclusão, de respeito e de apoio. A ministra justificou que cada modalidade tem a sua política, que costuma ser baseada na ciência e em experiências que acontecem.

Ela disse ainda que é preciso ter “cuidado” ao discutir esse assunto. “A gente precisa tomar muito cuidado nessa discussão, e não fazer com que uma questão impacte negativamente em outras pessoas que precisam de inclusão.”

Moser concluiu dizendo que o Ministério do Esporte acompanha a questão social e a questão esportiva, de acordo com o que diz respeito a cada uma dessas instâncias.

Proibição de “mulheres trans” em competições femininas

Recentemente, a Federação Internacional de Atletismo anunciou que “mulheres trans” (pessoas que nasceram do sexo masculino) estão proibidas de disputar eventos internacionais na categoria feminina, a partir de 31 de março deste ano.

“Decisões que envolvam necessidades e direitos conflitantes entre grupos distintos são sempre difíceis”, disse o presidente da federação, Sebastian Coe, ao mencionar que a norma sobre “mulheres trans” não é definitiva. “Continuaremos com a visão de que devemos manter a justiça para as atletas femininas acima de todas as outras considerações. Vamos nos guiar pela ciência no tocante à performance física e à vantagem masculina, que, inevitavelmente, se desenvolverá nos próximos anos.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.