Sophia @princesinhamt
Política

Senado debate a proibição de fogos de artifício barulhentos: entenda o motivo e as possíveis mudanças

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Vários projetos estão em tramitação no com o objetivo de proibir fogos de artifício que fazem barulho. Dois deles estiveram na pauta das comissões nos últimos meses de 2023, mas a discussão adiou-se para 2024.

A proibição de fogos de artifício com estampido já vigora em alguns Estados e municípios visando à proteção de pessoas e animais que sofrem com o estrondo. Agora, o Senado pode estender essa proibição para todo o país.

De acordo com Paulo Paim (PT-RS), embora o espetáculo celebre a alegria, é necessário respeitar “os seres humanos”. Ele é relator do projeto de lei que busca proibir o uso em todo o território nacional.

“Queremos, sim, espetáculos pirotécnicos”, declarou o senador. “Mas que respeitem os seres humanos, principalmente aqueles mais frágeis, e o meio ambiente.”

+ Leia mais notícias de Política na Revista Oeste

O projeto, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), busca proibir o uso e a venda de fogos de artifício que produzem barulhos por meio da explosão de pólvora. O texto permite a continuidade dos fogos visuais, mas proíbe a fabricação, comércio, transporte e manuseio do produto e outros artefatos pirotécnicos com ruídos, seja para uso em áreas públicas ou particulares.

Senadores buscam proibir fogos de artifício com barulho

Senador Fabiano Contarato também apresentou projeto de lei para proibir fogos de artifício com barulho no Brasil | Foto: Agência SenadoSenador Fabiano Contarato também apresentou projeto de lei para proibir fogos de artifício com barulho no Brasil | Foto: Agência Senado
Senador Fabiano Contarato Também Apresentou Projeto De Lei Para Proibir Fogos De Artifício Com Barulho No Brasil | Foto: Divulgação/Câmara Dos Deputados

Outro projeto com a mesma preocupação foi apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). A proposta, em análise na Comissão de Meio Ambiente (CMA), prevê a proibição da fabricação e venda de fogos com estampido em todo o país. 

Além disso, o projeto de Contarato estabelece pena e reclusão de um a quatro anos e multa para quem fabricar, importar ou comercializar produtos que estejam em desacordo com os limites de emissão sonora. Para aqueles que utilizarem fogos de artifício causando poluição sonora, o texto prevê detenção de um a seis meses, além de multa.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.