Atualmente, a prefeitura conta com empresas contratadas para fornecimento de médicos. A interventora pretende mudar este modelo de gestão.
Carmona espera substituir as empresas através de contratação de profissionais, processo seletivo, contratação de PJ individual, somado ao decreto que criou um incentivo extra de R$ 600 para o plantão.“
Já foram notificadas (as empresas) e nós estamos tomando providências para regularizar o mais rápido possível. Acredito que até o feriado essa solução terá sido sanada”, garantiu.Carmona ainda garante que o gabinete de intervenção já promoveu diversas mudanças na saúde de Cuiabá nesses pouco mais de 30 dias no comando do setor. “A gente tem que fazer uma análise durante esses 30 dias sobre o que a intervenção entregou para a sociedade. Então, nós abrimos os leitos de UTI e contratamos 77 novos médicos para as unidades de saúde. Hoje, nós temos 100, e nós estamos substituindo profissionais das empresas terceirizadas por profissionais com o seletivo”, citou.
Fora isso, ela ainda lembra que homologou o resultado final do concurso realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, em janeiro de 2023. No total, 1.652 foram aprovados para diversos cargos, mas a convocação vai ser feita de acordo com a necessidade de profissionais e capacidade financeira da pasta.
Por outro lado, ela reconhece que ainda existem pontos frágeis na saúde municipal que precisam ser trabalhos. “É inverídico que não está funcionando, a gente tem que olhar o contexto como um todo, existe algumas áreas que ainda estão fragilizadas, mas o gabinete de intervenção tem agido e corrido atrás para sanar todos esses problemas”, colocou.
Fonte: leiagora