A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) aparece isolada na primeira colocação na disputa pela Prefeitura de Santos (SP). É o que indica o levantamento do divulgado na manhã desta segunda-feira, 22.
Rosana registra 40,6% das intenções de voto. Dessa forma, a parlamentar abre mais de 14 pontos porcentuais sobre o segundo colocado.
Atrás da deputada surge o atual prefeito santista, Rogério Santos (Republicanos). De acordo com a pesquisa, ele contabiliza 26,5% das intenções.
A vereadora Telma de Souza (PT) ocupa a terceira colocação na disputa pela Prefeitura de Santos. Ex-prefeita, ex-deputada estadual e ex-deputada federal, ela tem 15,8%.
A também vereadora débora Camilo (Psol) e o empresário Nando Pinheiro (Avante) completam a lista de pré-candidatos inseridos na pesquisa. Eles têm 3,5% e 1%, respectivamente.
Além disso, 7,5% constam como nenhum/branco/nulo. Já 5,2% não souberam ou não quiseram responder.
O Paraná Pesquisas também formulou um segundo cenário. Nessa parte, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) aparece como pré-candidato no lugar de Rogério Santos. Barbosa foi o prefeito santista de 2013 a 2020.
Conforme o instituto, o tucano e a liberal estão em condição de empate técnico. Enquanto Barbosa conta com 36,9%, Rosana acumula 36,6% — ou seja, diferença de 0,3 ponto porcentual.
De acordo com o levantamento, o segundo cenário na disputa pela Prefeitura de Santos ainda tem os seguintes dados:
- Telma de Souza — 11,4%;
- Débora Camilo — 2,7%;
- Nando Pinheiro — 1,3%;
- Nenhum/branco/nulo — 6,8%; e
- Não sabe/não respondeu — 4,4%.
Apesar da menção na pesquisa, Barbosa encara problemas com a Justiça. Em maio, o Poder Judiciário o condenou, em segunda instância, por . Caso não consiga reverter a decisão, ele não poderá participar de disputas eleitorais por cinco anos.
Para o levantamento atual de intenções de voto para a Prefeitura de Santos, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 710 pessoas. O nível de confiança do material é de 95%. Além disso, a margem de erro é de 3,8 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais.
O instituto informa, por fim, que registrou a pesquisa, que mostra Rosana Valle na liderança isolada no primeiro cenário, no . O protocolo de acompanhamento do levantamento é SP-00440/2024.
Fonte: revistaoeste