O deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP), ex-ministro do no governo Jair Bolsonaro, criticou a Marina Silva, que chefia a pasta ambiental na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que a ministra tem “licença poética” para cometer erros. O parlamentar deu a declaração durante entrevista ao , nesta segunda-feira, 26.
“Há uma espécie de licença poética para a Marina Silva” disse Salles. “Nada do que ela faça, ou que seja no governo dela, é grave. Você vê a falta de credibilidade de alguns órgãos de imprensa, de jornalistas e de alguns artistas, que eram excessivamente e até vergonhosamente críticos, de maneira muito artificial e inflada, contra o nosso governo. Agora são o extremo oposto, omissos, não falam nada.”
O ex-ministro comentou os incêndios que atingem florestas na Amazônia e no Pantanal, além de áreas do bioma cerrado. Neste fim de semana, o Estado de São Paulo também foi tomado por focos de fogo. O governo estadual prendeu três pessoas pela tragédia. Ao menos 48 cidades paulistas decretaram emergência por causa das fumaças.
Indagado por Vitor Brown, âncora do , sobre as possíveis causas dos incêndios, Ricardo Salles explicou que fatores climáticos e até brigas de vizinhos podem causar os focos. O ex-ministro não descartou incêndios criminosos.
“É difícil saber exatamente o que aconteceu, porque você tem inúmeras coisas que podem ter acontecido”, disse Salles. “A baixa umidade relativa do ar é um fator realmente importante, ventos fortes, excesso de calor e até ação humana.”
O ex-ministro também criticou a demora do governo federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nas ações de combate aos incêndios. O Ibama anunciou a contratação de aviões apenas depois do desastre nas cidades paulistas.
“Já era para estar tudo contratado”, disse Salles. “Nos nossos anos na frente do ministério prevíamos a contratação de brigadistas e também tínhamos um grande contrato de horas de voo para esses aviões de pulverização.”
Confira a entrevista completa de Ricardo Salles ao no canal da Revista no . O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.