Sophia @princesinhamt
Política

Retotalização de votos dá mandato para candidato do PT

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A audiência pública de reprocessamento da totalização das Eleições 2020, realizada nesta terça-feira (25), deu a vitória para o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Neison Lima, que acabou eleito por média ao cargo de vereador de Campo Verde. Ele ocupará a vaga de Valerindo Martins Sampaio, do Partido Social Liberal (PSL), que teve o diploma cassado em função do julgamento de recurso em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por fraude à cota de gênero.

Além disto, a primeira suplência também foi alterada. Agora, ela é ocupada por Gessy Mateus Ventura. Foram convocados a participarem do ato os representantes dos partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT) – Subseção de Campo Verde, assim como o público em geral.

A AIJE foi interposta pelo PT contra a candidata do partido PSL, Lyviane Ferreira Magalhães, em decorrência de fraude à cota de gênero, praticada nas eleições proporcionais de 2020, realizadas em 15 de novembro de 2020.

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), por maioria, deu provimento ao recurso e decidiu pela reforma da sentença de 1º grau e consequente anulação de todos os registros de candidaturas apresentados pelo PSL em Campo Verde, cassação do diploma do vereador eleito pelo respectivo partido, Valerindo Martins Sampaio e sanção de inelegibilidade à Lyviane Ferreira Magalhães.

Fonte: esportesenoticias.com.br

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.