Sophia @princesinhamt
Política

Rejeição de 53% da Maria do Rosário (PT) em Porto Alegre: o que isso significa para as eleições?

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O passou pelo primeiro turno das eleições municipais de 2024 sem conquistar nenhuma prefeitura de capital. Ao que depender da rejeição da deputada federal , em Porto Alegre, o petismo seguirá sem novidades neste segundo turno.

Conforme levantamento divulgado na manhã desta terça-feira, 15, pelo Pesquisas, a maioria absoluta dos eleitores porto-alegrenses rejeita a candidata do PT. De acordo com o instituto, 53% dos entrevistados disseram que “não votariam de jeito nenhum” em Maria do Rosário para o cargo de prefeita da capital do Rio Grande do Sul.

A parlamentar disputa o segundo turno em Porto Alegre contra o atual prefeito e candidato à reeleição, (MDB). O emedebista, que lidera as intenções de voto, conta com rejeição inferior à da petista. Segundo a pesquisa, 32,6% afirmaram que não votariam nele.

Ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, Melo lidera no chamado voto convicto. Isso se á em razão de 43,6% afirmarem que vão votar “com certeza” no candidato do MDB. A representante do PT, no entanto, tem 27% no mesmo quesito.

Sem conquistar nenhuma prefeitura de capital no primeiro turno, o PT se faz presente em quatro disputas de segundo turno. Além de Maria do Rosário, em Porto Alegre, o partido conta com Evandro Leitão, em Fortaleza; Natalia Bonavides, em ; e Lúdio Cabral, em Cuiabá.

Modelo de urna eletrônica usada no sistema eleitoral brasileiro. Na imagem, mostra-se um dedo indicador direito, possivelmente de uma mulher, pois está com esmalte vermelho na unha, em que simula-se o momento final da votação: teclando o botão verde, de'confirma'
Eleição Em Porto Alegre Vai Se Definir No Segundo Turno | Foto: Divulgação/Tre-Rn

O levantamento do Paraná Pesquisas que se propôs a mensurar os índices de rejeição de Maria do Rosário e Sebastião Melo em Porto Alegre conta com registro no . O código RS-03163/2024 é o protocolo de acompanhamento nesse sentido.

De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 3,7 pontos porcentuais para mais ou para menos nos gerais. Dessa forma, o grau de confiança do material é de 95%.

A equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 740 pessoas. As entrevistas ocorreram de 11 a 14 de outubro.


Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.