Sophia @princesinhamt
Política

Quatro secretarias estaduais apresentam prestação de contas na ALMT

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Quatro áreas prioritárias do governo do Estado de Mato Grosso apresentaram os resultados parciais das metas físicas estipuladas pela Lei 11.549/2021 para o exercício de 2022- a Lei Orçamentária Anual (LOA), na tarde de sexta-feira (2). Representantes das secretarias estaduais de Trabalho e Assistência Social (Setacs), de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), de Agricultura Familiar (Saf) e de Saúde (SES) demonstraram o balanço das ações desempenhadas no primeiro semestre à Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A Setacs abriu as prestações de contas com divulgação dos resultados dos trabalhos voltados para as famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a secretária Rosa Maria Carvalho, o programa de distribuição de renda Ser Família contemplou 100 mil famílias, atingindo a meta anual. Já o projeto Ser Criança, que acolhe crianças no contraturno das escolas para realização de atividades, atingiu 388 das três mil crianças previstas devido a problemas estruturais para receber esses estudantes. Ainda foram divulgados dados com relação à qualificação profissional. Das 10 mil pessoas estipuladas nas metas, a secretaria já realizou a capacitação de 8,4 mil jovens e adultos.

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer apresentou os resultados das áreas culturais e esportivas de forma separada. Vale ressaltar que grande parte das ações são realizadas por meio de parcerias com organizações sem fins lucrativos. Com relação à infraestrutura para práticas esportivas, como quadras esportivas e academias, das 17 obras previstas, 13 foram realizadas.

Na área da cultura, 251 projetos de fomento e acesso à cultura foram realizados nos primeiros seis meses do ano. Nas metas, estavam previstos cinco projetos, mas o representante da Secel, Paulo Moura, explicou que há um erro com relação a especificação de como os projetos seriam realizados e por isso o número não reflete o trabalho real.

Na área da agricultura familiar, dos 1129 insumos para mecanização e modernização que estavam previstos, 753 já foram entregues. Com relação ao fomento das cadeias produtivas, foram realizadas 812 ações das 1343 previstas para o ano.

Saúde – De todas as apresentações realizadas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) é a que possui o maior número de ações previstas na LOA. Com relação à saúde mental e emocional, foram realizados 12 atendimentos a detentos e 17 pessoas foram atendidas por meio de moradias assistidas. O serviço nos centros de atenção psicossocial álcool e outras drogas (CAPS) e infantil realizou 6.360 atendimentos e 10.441 pessoas foram atendidas em procedimentos diários.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou 14 mil atendimentos; o Centro de Atendimento em Saúde de Média e Alta complexidade realizou 30.124 atendimentos e o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceop) atendeu 3.432 mil pacientes. Com relação aos serviços de análises laboratoriais, foram 87.177 mil procedimentos.

No setor de gestão hospitalar, o Estado contabilizou 23.869 mil internações e 369.164 mil procedimentos. A central de regulação estadual autorizou a internação em 2.889 mil leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e a realização de 106.671 procedimentos ambulatoriais e hospitalares.

Com relação à qualificação de profissionais, a SES capacitou 43.501 mil e formou 766 pessoas.

Transparência – Todas as informações apresentadas na CFAEO ficam disponíveis aos cidadãos do site da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que é responsável pela coordenação do trabalho de prestação de contas. Acesse aqui.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.