Conteúdo/ODOC – À imprensa, o presidente do PT de Mato Grosso, deputado Valdir Barranco, afirmou que uma resolução do comando nacional invalida a decisão dos delegados do partido que escolheram o deputado estadual Lúdio Cabral, no ano passado, como pré-candidato do partido à Prefeitura de Cuiabá. Segundo Barranco, o partido deliberou que nas capitais e nos municípios com mais de cem mil habitantes, a competência para escolha da pré-candidatura será do comando nacional.
O PT nacional – conforme Barranco – é que definirá o calendário de prévias, de encontros e políticas de aliança nas. “Isso é natural, sempre foi assim por conta da construção da governabilidade do presidente Lula, dos partidos da base aliada que o Nacional tem essa responsabilidade de discutir, porque o presidente também dá os seus palpites”, disse Barranco.
“Enquanto dirigente, enquanto petista, enquanto presidente do diretório estadual, eu não posso falar divergentemente do que está aprovado em uma resolução que teve a votação de todas as forças e tem a publicação, é oficial. Então, eu não posso falar diferentemente disso. Ao dizer isso, que a competência é do nacional, é reproduzir na íntegra o que nesta resolução, no item 6”, argumentou Barranco.
Em dezembro de 2023, o deputado estadual Lúdio Cabral foi escolhido por unanimidade pelos delegados e delegadas do Partido dos Trabalhadores (PT), para ser o pré-candidato a prefeito de Cuiabá. Porém, segundo Barranco, em reunião e votação do partido, “o PT estabeleceu no Regulamento de Encontros Municipais e Prévias para as Eleições 2024, que as capitais e os municípios com mais de 100 mil eleitores, a competência seria do Nacional, seja na definição do calendário de prévias, de encontros, políticas de aliança e para bater o martelo nas candidaturas”.
Fonte: odocumento