Sophia @princesinhamt
Política

PT: Militante é denunciado por injúria racial em vídeo chocante

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O suplente de vereador do (PP) em Santa Maria RS) Josias de Martins registrou um boletim de ocorrência contra uma militante do (PT) por injúria racial. De acordo com o político, a infração ocorreu durante um ato eleitoral no último fim de semana.

Martins revelou o caso em uma publicação no Instagram na terça-feira 22. Na postagem, ele afirmou que não seria a primeira vez que sofria um ataque durante a campanha.

O vídeo compartilhado por Martins mostra uma filmagem que ele mesmo fez enquanto uma carreata do candidato a prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) passava em frente ao comitê do concorrente Valdeci Oliveira, candidato do PT. Ambos disputam o segundo turno da eleição em Santa Maria.

No vídeo, uma militante com uma bandeira do PT faz gestos para Martins, que estava em cima de um carro.

Ela comenta: “Olha a da tua pele”. Além disso, a petista balança a cabeça em reprovação pela presença dele na campanha adversária.

“Registrei um boletim de ocorrência na e espero que o PT se pronuncie e faça algo a ”, disse o o integrante do PP, que se candidatou a vereador, mas ficou somente com a suplência. “Confesso que ainda não consigo entender. Que amor é esse onde se julga uma pessoa pela cor da pele? Que amor é esse onde ofender de todas as formas é algo comum?”

O Partido Progressista exigiu que o PT identifique e responsabilize a militante alvo da denúncia por injúria racial. Em uma nota à imprensa, o PP condenou o ataque da militante petista e qualificou a fala como um “ato racista”.

O partido também solicitou a colaboração do PT para identificar a mulher envolvida no incidente. “Afinal, um partido que se diz ‘defensor das minorias’ não pode acobertar quem cometeu esse ato discriminató.”

Por sua vez, o diretório do PT em Santa Maria emitiu uma nota de repúdio contra os ataques ao vereador do PP. No entanto, o órgão acusou o adversário de tentar usar um “caso isolado” para fins eleitorais. A nota afirma que a pauta racial é “extremamente cara” ao PT e nunca foi tratada como um subterfúgio eleitoreiro.

“Continuaremos lutando por um país verdadeiramente justo, que não compactua com o racismo estrutural vigente”, enfatizou um trecho da nota. “Não permitiremos que os cabos eleitorais do nosso adversário político usem uma situação isolada de forma baixa e eleitoreira, vinculando o fato ocorrido ao nosso candidato à prefeitura.”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.