Sophia @princesinhamt
Política

Projeto de lei de Dino busca proibir acampamento em quartéis – conheça os detalhes!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em rápida passagem pelo Senado, Flávio Dino (PSB-MA) — que assume como ministro do no dia 22 — protocolou, nesta sexta-feira, 2, o primeiro projeto de lei (PL) de um pacote de propostas que pretende formalizar nos próximos dias. Se trata de um PL que visa impedir acampamentos nas portas de quartéis-generais.

A matéria altera um decreto de julho de 1941, que disciplina o uso do espaço ao redor de organizações militares. sucessor de Flávio Dino, o senador adiantou o objetivo do projeto.

“Lembro de uma expressão cunhada pelo Marechal Castelo Branco, o primeiro ditador da ditadura militar, em que ele criticava as chamadas ‘vivandeiras de quartel’, que, na visão dele, eram civis que iam para a porta dos quartéis provocar os militares a praticarem golpe de Estado”, explicou.

“Então, o primeiro projeto de lei é um projeto antivivandeiras de quartel”, continuou. “É para impedir acampamento em porta de quartel.”

+ Leia mais sobre Política em Oeste

De acordo com o projeto, em um raio de 1,3 mil metros a contar dos muros dos quartéis devem ser “observados protocolos específicos de segurança com vistas à prevenção e à repressão contra crimes atentatórios ao Estado Democrático de Direito e suas instituições”.

Depois das eleições presidenciais de 2022, milhares de pessoas se instalaram em acampamentos em frente a quartéis-generais pelo Brasil em forma de protesto contra o resultado do pleito e contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.

+ Leia mais sobre Política em Oeste

Os acampamentos duraram até 8 de janeiro de 2023, quando vândalos invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República, em Brasília. Na ocasião, os acampamentos foram desmobilizados.

Conforme Flávio Dino, os atos do 8 de janeiro reforçam a “necessidade de se ajustar o ordenamento jurídico brasileiro a fim de evitar que equipamentos públicos sejam usados como pontos de referência para aglomerações que possam culminar em atos atentatórios ao Estado Democrático de Direito”.

2024 word22024 word2
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Além dessa proposta, Dino pretende apresentar ao menos dois projetos relacionados à segurança pública. Um pretende tornar mais claros os requisitos para a prisão preventiva e para a liberdade provisória em audiências de custódia.

Já o outro está relacionado à destinação do Fundo Nacional de Segurança Pública para reconhecimento de mérito de policiais.

Na segunda-feira 5, acontece a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2024. Contudo, ainda não há previsão de sessão deliberativa.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.