Considerado o ato formal de conclusão dos trabalhos da Justiça Eleitoral em um pleito, a diplomação de candidatos e candidatas eleitos nas Eleições de 2024 para o município de Cuiabá ocorreu nesta quarta-feira (18). A solenidade foi realizada no Teatro Zulmira Canavarros, localizado no anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), sob coordenação da 39ª Zona Eleitoral, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).
Foram diplomados na cerimônia o prefeito eleito da capital, Abilio Jacques Brunini, a vice-prefeita eleita, Vania Garcia Rosa, e os 27 vereadores(as) eleitos(as) para o mandato 2025-2028.
A presidente do Tribunal, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou que o diploma simboliza a confiança depositada em cada um dos eleitos e eleitas. “Confiança que deve ser honrada com trabalho incansável, respeito aos princípios republicanos e comprometimento com a melhoria da qualidade de vida de cada cidadão deste município. Que cada decisão tomada ao longo deste mandato seja um passo firme em direção ao fortalecimento da democracia e ao desenvolvimento sustentável de Cuiabá”.
Ela ressaltou, ainda, o fato ter sido eleita uma vice-prefeita e oito mulheres vereadoras. “Representa muito, pois reflete a responsabilidade e coragem de mulheres como nós, que assumimos a presidência e vice-presidência do TRE, do TJMT, e que desempenhamos a função com muita eficiência e comprometimento”.
A presidente aproveitou para enaltecer os esforços empreendidos por toda a equipe da Justiça Eleitoral de Mato Grosso ao longo do processo eleitoral. “Foi um trabalho que mobilizou mais de 31 mil pessoas, entre membros do Tribunal, juízes, promotores, servidores, colaboradores, mesários e órgãos parceiros, garantindo que mais de dois milhões de eleitores pudessem exercer seu direito ao voto em quase oito mil seções eleitorais espalhadas pelo estado”.
Ela frisou, ainda, as conquistas alcançadas em acessibilidade, segurança e eficiência. “Tivemos um número recorde de eleitores indígenas participando do pleito – mais de 22 mil –, além de mais de 14 mil eleitores com algum tipo de deficiência registrados. Contamos ainda com coordenadores de acessibilidade, uso inédito de uma central de Interpretação de Libras e coletes específicos para identificar os profissionais aptos a atender pessoas com deficiência.
Na área de segurança, agradeço a integração das forças estaduais e federais que, em conjunto com o Gabinete de Gestão Integrada, realizaram um trabalho impecável, incluindo o monitoramento de mais de sete mil câmeras em todo o estado. Graças ao empenho de todos, o TRE-MT não apenas realizou a apuração mais rápida da história do estado, finalizando o segundo turno às 17h16, mas também recebeu, do Conselho Nacional de Justiça, o “Selo Diamante” de qualidade, com um índice de 96% de pontuação, sendo o único tribunal de Mato Grosso a alcançar tal reconhecimento”, acrescentou.
Fonte: odocumento