A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), , saiu em defesa do presidente . Ele corre o risco de enfrentar um processo impeachment pelas declarações que compararam as ações de Israel contra o Hamas ao Holocausto. Nesta segunda-feira, 19, usou as redes sociais para dizer que o pedido de destituição de Lula é uma “piada”.
Pelas falas do chefe do Executivo, pelo menos decidiram apresentar um pedido de impeachment na Câmara dos Deputados. A ação é encabeçada por Carla Zambelli (PL-SP), a quem Gleisi chamou de “pistoleira”.
“Quem está liderando isso é a turma da pistoleira Carla Zambelli, propagadora de fake news, ré no STF e investigada por ataques ao Judiciário”, escreveu a petista, que também publicou diversos ataques contra Israel.
De acordo com o documento dos congressistas, a declaração de Lula configura crime de responsabilidade, previsto no artigo 5° da Constituição.
“São crimes de responsabilidade contra a existência política da União: 3 — cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”, afirma trecho da .
Para Zambelli, além do crime de responsabilidade, Lula também incentiva a injúria racial.
O requerimento do impeachment do presidente da República deverá ser protocolado na Câmara até esta terça-feira 20.
Fonte: revistaoeste