O presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), deputado federal , disse em entrevista ao jornal O Globo, nesta terça-feira, 23, que a decisão de apoiar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2026 ainda não está formalizada.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Temos três dos melhores ministros”, disse o deputado. “Isso é importante, nos dá condição de colaborar com a agenda do país. Se olharmos para as pautas prioritárias do governo, muitas foram encampadas pelo MDB, como a reforma tributária, que é de minha autoria e de relatoria do senador Eduardo Braga.”
Baleia também disse que o partido tem lideranças em ascensão. Isso significa que há possibilidades de que haja um candidato do MDB para as próximas eleições presidenciais. No entanto, a decisão só deve ocorrer depois do pleito municipal deste ano.
“Temos lideranças em ascensão em praticamente todos os Estados, além das figuras que se destacam nacionalmente, como o Helder Barbário, a Simone Tebet e o Renan Filho”, afirmou. “Para termos qualquer pretensão futura, é preciso ter uma eleição municipal forte. Agora, o foco do partido é 2024.”
O emedebista também falou sobre o desconforto que foi causado pela volta de Marta Suplicy ao Partido dos Trabalhadores (PT). Ela também entrou na chapa de Guilherme Boulos (Psol) na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
A ex-prefeita da capital paulista foi secretária de Relações Internacionais da prefeitura sob gestão de Ricardo Nunes (MDB), em movimento intermediado por Lula. Para Baleia, o petista “poderia ter agido diferente”.
“Claro que causou um desconforto, porque ela estava no governo do Ricardo há três anos”, disse. “Acho que até pelo fato de o MDB fazer parte do governo, ele [Lula] poderia ter agido de maneira diferente.”
Fonte: revistaoeste