Sophia @princesinhamt
Política

Prefeito não descarta reunir Comitê de Enfrentamento à Covid: “prontos para tomar qualquer medida”

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Muito preocupado. Foi assim que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se disse com o avanço da subvariante da ômicron – variante da Covid-19 – e com o aumento de casos no Brasil. Por conta do fato e se for necessário, segundo ele, reunirá extraordinariamente o comitê de enfrentamento à Covid-19 para estudar novas medidas contra o avanço da doença. Além disto, pontuou que tomará qualquer medida necessária para proteger a saúde da população.

“Me parece que São Paulo e Rio de Janeiro, se não me engano, já estabeleceram o uso de máscaras em ambiente fechado. Estou muito preocupado com o comportamento do vírus, dessa subvariante aqui em Cuiabá, e diariamente eu converso com a secretária de Saúde sobre isso, com a vigilância, e se precisar vou reunir extraordinariamente o comitê de enfrentamento à Covid-19”, disse o prefeito, nesta quinta-feira (17).

O prefeito ainda espera que as medidas orientativas e os cuidados já aplicados atualmente sejam suficientes para frear uma possível nova onda. Cuiabá já aplica, desde quarta-feira (16), a quarta dose da vacina em pessoas de 30 anos ou mais que tenham tomado a 3ª dose há mais de quatro meses.

“Deus queira que não haja, mas se houver algum agravamento, alguma situação de casos confirmados – porque ainda não teve nenhum caso [da subvariante] confirmado em Cuiabá – mas qualquer necessidade não tenha dúvida que estamos prontos para tomar qualquer medida necessária para proteger a saúde e a vida da população”, disse Emanuel.

Alerta

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS da Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta sobre a tendência de aumento de casos de Covid-19 no Brasil e possível crescimento de casos no município de Cuiabá.

Na semana epidemiológica 45, entre 6 a 11 de novembro de 2022, foram notificados 57.825 casos e 314 óbitos por Covid-19 pelas Secretarias Estaduais de Saúde ao Ministério da Saúde, resultando em uma média móvel dos últimos sete dias de 8.448 casos diários, representando um aumento de 120% em relação à média móvel da semana anterior (3.834). A média móvel diária dos últimos sete dias foi de 46 óbitos, demonstrando um aumento de 28% em comparação à semana anterior.

Conforme observado no cenário atual, a Covid-19 apresenta tendência de aumento de casos e avança na Ásia, nos Estados Unidos e na Europa acendendo o alerta entre os pesquisadores no Brasil, merecendo monitoramento rigoroso.

Foram detectadas novas subvariantes: BQ.1 (BQ.1 + BQ.1.1) e BA.5.3.1, classificadas como novas linhagens da Variante de Preocupação (VOC) Ômicron. Identificou-se entre a semana epidemiológica 44 e 45 o total de 40 casos da sublinhagem BQ.1: Rio de Janeiro (12), Amazonas (1), São Paulo (2), Rio Grande do Sul (1), Santa Catarina (5), Distrito Federal (13), Alagoas (1), Espírito Santo (1) e Ceará (4). Somente em 11 de novembro de 2022, foram notificados 19 casos (Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo e Alagoas). Também está sendo identificada a sublinhagem BA.5.3.1 com maior número de sequenciamentos no estado do Amazonas (268 casos). Circula ainda pelo mundo a XBB que é um recombinante das sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75.

 

Fonte: esportesenoticias

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.