O prefeito de Iporã do Oeste (SC), Adélio Marx (PSD), de 68 anos, foi encontrado morto em sua residência na tarde de quinta-feira 6. A identidade foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros, que constatou uma parada cardiorrespiratória.
Os bombeiros foram acionados e encontraram Marx sem sinais vitais. Ele foi rapidamente levado ao hospital, onde os socorristas tentaram reanimá-lo, sem sucesso. A morte ocorreu por volta de 16h e foi confirmada na unidade hospitalar.
A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso do prefeito encontrado morto. Os agentes estiveram no hospital e na propriedade do político, onde não encontraram sinais de violência. A apuração deve ser concluída em 30 dias. Em razão da morte, a Prefeitura de Iporã do Oeste decretou luto oficial de três dias.
Antes de ser prefeito, Adélio havia sido vereador, secretário municipal e vice-prefeito. Ele era pré-candidato à reeleição. O partido dele se manifestou por nota, e disse que “sua dedicação e empenho sempre foram reconhecidos e admirados por todos”.
Carreira política do prefeito encontrado morto
Filiado ao PSD, Adélio Marx havia sido eleito prefeito de Iporã do Oeste em 2020, com quase 70% dos votos. Ele também era pré-candidato à reeleição. Além disso, ela ocupava o cargo pela segunda vez, uma vez que também ganhou a eleição para o cargo em 2008 pelo PMDB.
Emancipado em 1991, Iporã do Oeste é um município com pouco menos de 10 mil habitantes no interior Santa Catarina, próximo ao Rio Grande do Sul e à fronteira com a Argentina. O lugar fica a quase 700 quilômetros da capital Florianópolis.
Considerando o falecimento do Prefeito Senhor Adélio Marx, ocorrido em 6 de Junho de 2024, e devido ao importante papel na vida política e administrativa do Município de Iporã do Oeste, participando de importantes momentos como cidadão e homem público, a sua morte constitui uma perda irreparável para a população Iporã-oestina.
Através do Decreto Nº 111, de 6 de junho de 2024, fica decretado luto oficiail, de 3 (três) dias, a partir do dia 07 de junho do corrente ano, em sinal de profundo pesar pelo falecimento do Prefeito do Município de Iporã do Oeste, Adélio Marx.
Fica suspenso o expediente público em todas as repartições municipais no dia 07 de junho de 2024, sem prejuízo dos serviços essenciais.
Fonte: revistaoeste