Marcelo Canella (União Brasil), atual prefeito de Belford Roxo (RJ), decretou estado de calamidade financeira na cidade por dívida bilionária. O chefe do Executivo municipal publicou um vídeo nas redes sociais, nesta quinta-feira, 2.
Na publicação, o prefeito acusa o antecessor, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (Republicanos), de ter deixado a sede da prefeitura em condições precárias.
Canella decretou o fechamento da prefeitura por 15 dias para reorganização e reestruturação. Durante esse período, um inventário será realizado para fundamentar um boletim de ocorrência contra Waguinho.
O ex-prefeito de Belford Roxo é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mulher de Waguinho, deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), foi ministra do no início do atual governo petista. .
Canella disse que encontrou seu gabinete sem equipamentos essenciais, como computadores e discos rígidos. “Eles levaram tudo”, afirmou. “Estamos fazendo um levantamento para ver o que foi furtado. Levaram até as torneiras do banheiro. Até o chuveiro eles levaram.”
Além disso, a dívida nos cofres municipais chega a R$ 1,5 bilhão. Em um vídeo nas redes sociais, Canella criticou Waguinho e o chamou de “porco”. O decreto do prefeito estabelece medidas urgentes, como a suspensão do atendimento ao público.
A prefeitura também congelou os pagamentos durante a reestruturação. Foi criada uma equipe de crise para conduzir auditorias e administrar as despesas com rigor.
Qualquer gasto precisará de autorização expressa deste gabinete, exceto aqueles determinados por ordens judiciais. Canella afirmou que essas ações são necessárias para garantir transparência na transição de governo, depois das alegadas irregularidades da administração anterior.
Fonte: revistaoeste