– O prefeito Abilio Brunini (PL) determinou que a empresa Locar Saneamento Ambiental LTDA regularize no prazo de até 24 horas, a coleta de lixo nos bairros de Cuiabá. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (3) após reunião com diretores da empresa, Osiris Gatti.
Ficou estabelecido que a Locar deve entregar, até o final do dia, um planejamento detalhado para solucionar os problemas na coleta de lixo. Entre as ações exigidas estão a adequação dos mapas e rotas de coleta e o fornecimento de acesso aos sistemas de rastreamento dos caminhões, que monitoram em tempo real as rotas realizadas.
“Ficou definido que ou a empresa retoma a coleta de lixo, ou convocaremos a segunda colocada na licitação. Existe ainda a possibilidade de realizarmos um novo certame para que retomemos, de imediato, o serviço na cidade. Não vamos admitir irregularidades na prestação da coleta na capital. Nosso compromisso é com a população, não com CNPJs. Se a situação persistir, tomaremos medidas mais duras”, disse Abilio.
Durante a reunião, a Locar apontou uma dívida de R$ 40 milhões referente a um contrato anterior. Contudo, Abilio esclareceu que um novo contrato foi firmado há 30 dias, mesmo com essa pendência. “
Deixamos claro que haverá a regularidade dos pagamentos, dentro do prazo estabelecido no contrato, com transparência, mas não vamos admitir que a empresa não faça a coleta regular. A dívida será enviada à Procuradoria Geral do Município para judicialização. A empresa se comprometeu a retomar a coleta, e nós garantimos que os repasses serão feitos de forma transparente e regular. Se essa situação persistir, tomaremos medidas mais duras”.
Atualmente, Cuiabá gera cerca de 400 toneladas de lixo doméstico por dia, sendo que a região central da cidade é responsável por 70 toneladas desse volume.
Também participaram da reunião o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, do secretário de Governo, Ananías Filho, Carlos Buarque, presidente da Locar Saneamento Ambiental LTDA, e Osiris Gatti, gerente operacional da empresa.
Fonte: odocumento