Da Assessoria
Gisela Simona, candidata a deputada federal pelo União Brasil, defende o aumento da participação da mulher em todos os setores por meio de políticas públicas que favoreçam o protagonismo feminino. Servidora pública e especialista em direito do consumidor, Gisela construiu um caderno com 40 propostas para Mato Grosso e um dos eixos trata da valorização da mulher.
“Vamos apoiar mudanças relativas à remuneração para obter a igualdade salarial. As mulheres estão recebendo menos que homens para exercer a mesma função. De 2021 pra cá a diferença salarial é de 22%. Isso não está certo”, critica.
Gisela Simona defende projetos e programas que visem a redução das desigualdades na participação da mulher na política local, regional e nacional, aumentando sua visibilidade da participação social, fortalecendo suas possibilidades e ampliando a entrada nos espaços de participação e representação, decisão e controle social das políticas públicas.
No eixo de valorização da mulher de sua proposta, Gisela cita a criação de redes de economia solidária, redimensionando a atuação das mulheres nos chamados programas de geração de renda, acesso das mulheres aos recursos financeiros, ao acesso à propriedade da casa, ao acesso à propriedade da terra.
Para Gisela, nesse processo de valorização da mulher também é fundamental atuar na regulamentação de profissões que atualmente são executadas na maioria por um público feminino e que não tem uma retaguarda legal tal como as cuidadoras de idosos.
“Vamos propor a implantação de programas de microcréditos com menor taxa de juros do mercado ao ano para mulheres chefes de família, desempregadas e autônomas como diaristas, manicures, cabeleireiras, educadora física, profissional de mídia digital, entre outras”.
Combate à violência
A valorização da mulher proposta na proposta de Gisela Simona passa por defender políticas de prevenção e atendimento às diversas formas de assédio e violência praticada contra as mulheres, marcadamente a doméstica e sexual, em especial, com a formação de redes de enfrentamento a essa violência, tal como propondo aumento no percentual do Fundo Nacional de Segurança Pública para ações com esse objetivo.
“Queremos auxiliar na construção do maior programa de qualificação de mulheres para o mercado de trabalho, como foco nas mulheres vítimas de violência e ampliação do acesso do público feminino aos serviços de todas as ordens, como jurídico, de saúde, educação, etc.”
Nessa mesma linha, Gisela Simona quer lutar por programas de saúde numa visão integral e não meramente reduzida à esfera reprodutiva ou restrita a programas de planejamento familiar, além da prevenção e tratamento da saúde física e mental das meninas e mulheres.
Sobre Gisela Simona
Gisela obteve 50.682 votos para deputada federal em 2018 e 52.191 votos para prefeita de Cuiabá em 2020. Busca a eleição para a Câmara dos Deputados nestas eleições de 2022 pelo União Brasil com 40 propostas para Mato Grosso divididas em sete eixos: defesa dos direitos do consumidor e contribuinte, valorização das mulheres, defesa e valorização dos serviços públicos, saúde pública de verdade, geração de emprego e renda, proteção socioambiental e a causa animal.