O levantamento do Paraná Pesquisas desta sexta-feira, 12, apresentou duas notícias negativas para o PT de Santo André (SP). Além de verem , os petistas lidam com o fato de a indicada do partido ao Executivo local, Bete Siraque, ser campeã no quesito rejeição.
Para a pergunta “Se as eleições para Prefeito de Santo André fossem hoje em qual/quais desses candidatos o(a) senhor(a) não votaria de jeito nenhum”, 29,3% dos entrevistados deram Bete como resposta. Nenhum outro pré-candidato rompeu a barreira dos 20% nessa parte da pesquisa.
O atual vice-prefeito andreense, Luiz Zacarias (PL), é o segundo colocado em rejeição. Conforme o Paraná Pesquisas, o liberal tem a antipatia de 19,4% dos eleitores. Ou seja, quase 10 pontos porcentuais a menos do que a integrante do PT.
O vereador Edson Sardano (Novo), o ex-secretário Gilvan Junior (PSDB), o youtuber André do Viva (PRTB) e o vereador Eduardo Leite (PSB) completam a lista de rejeição. Nesse sentido, eles têm 17%, 16,6%, 14,8% e 14,2%, respectivamente. Além disso, 7,9% dos respondentes disseram que podem votar em qualquer um dos pré-candidatos. Por fim, 26,1% não souberam ou não quiseram responder. O Paraná Pesquisas avisa que cada entrevistado poderia rejeitar mais de um nome.
A ex-vereadora Bete Siraque vai mais uma vez tentar chegar ao comando do Paço Municipal de Santo André. Em 2020, ficou na segunda colocação, mas perdeu para Paulo Serra (PSDB) no primeiro turno. Na ocasião, a petista obteve 7,35% dos votos válidos. O prefeito tucano foi reeleito, com 76,88%.
Hoje com a maior rejeição, o PT já esteve no comando do Poder Executivo de Santo André. foi prefeito de 1989 a 1993 e, posteriormente, de 1997 a janeiro de 2002, quando foi sequestrado e assassinado.
Então vice de Daniel, João Avamileno assumiu a prefeitura e foi reeleito em 2004. O último prefeito do PT em Santo André foi Carlos Grana. Ele desempenhou a função de 2013 a 2016, pois não conseguiu se reeleger.
O Paraná Pesquisas registrou no o levantamento que mostra a petista Bete Siraque como campeã em rejeição na disputa pela Prefeitura de Santo André. O número de acompanhamento é SP-04827/2024.
De acordo com o , 710 eleitores em potencial foram entrevistados, de 6 a 11 de julho. Conforme a equipe responsável pela compilação dos dados, a margem de erro é de 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, nos resultados gerais. O nível de confiança é de 95%.
Fonte: revistaoeste