A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) localizou dois explosivos na casa de Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, o homem-bomba que morreu em um atentado na noite desta quarta-feira, 13, na Praça dos Três Poderes, no centro de Brasília.
Militares identificaram os explosivos na residência do suspeito do atentado, localizada em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. A operação do esquadrão antibombas da corporação ocorre desde a noite de quarta-feira até esta quinta-feira, 14.
Além dos artefatos encontrados na casa de Francisco Wanderley, a Polícia Militar localizou outros oito explosivos na Esplanada dos Ministérios. Em decorrência da operação, o trânsito na Esplanada dos Ministérios está parcialmente liberado. Equipes prosseguem as varreduras em áreas externas do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como em anexos e áreas pluviais da área central da capital da República.
“Todo o protocolo da operação petardo permanece para garantir a segurança e a preservação das provas que se encontram no terreno; até o momento foram localizados oito explosivos na Esplanada e, provavelmente dois na casa”, informou a corporação, por meio de nota.
Na noite desta quarta-feira, 13, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, morreu logo depois de realizar um atentado com explosivos na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Uma testemunha relatou a dinâmica do caso. O depoente disse ter escutado “cerca de duas explosões” no sentido do estacionamento da Câmara dos Deputados e, na sequência, viu o suspeito se aproximar com uma mochila da Estátua da Justiça, em frente ao STF.
Francisco parou em frente ao monumento, pegou um extintor e uma blusa, a qual foi lançada contra a estátua. Ele foi surpreendido pelo único segurança que estava no local no momento que tirou os artefatos da mochila, ordenou que o homem não se aproximasse e mostrou um relógio digital.
Francisco Wanderley caminhou com os artefatos até a lateral do local, lançando os explosivos, que estouraram. Na sequência, ele teria deitado no chão, onde acabou morrendo em meio a uma nova explosão.
Luiz anunciou o ataque nas redes sociais. “Vamos jogar?”, interpelou ele, em uma mensagem. “Polícia Federal, você têm 72 horas para desarmar a bomba que está na casa dos comunistas de merda: William Bonner, José Sarney, Geraldo Alckmin, Fernando Henrique Cardoso. Vocês quatro são velhos cebôsos (sic) nojentos. Cuidado ao abrir gavetas, armário, estantes, depósito de matérias etc. Início, 17h48 horas do dia 13/11/2024. O jogo acaba dia 16/11/2024. Boa sorte.”
Fonte: revistaoeste