Sophia @princesinhamt
Política

PF pode abrir inquérito contra Ulysses Moraes por divulgação de fake news

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um inquérito poderá ser instalado para apurar divulgação de fatos inverídicos pelo deputado estadual e candidato ao cargo de deputado federal, Ulysses Moraes (PTB). A requisição foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF), no último domingo (21).

A informação consta no parecer sobre ação que determinou suspensão de vídeo citando a deputada federal em busca de reeleição, Rosa Neide (PT).

Conforme o MPF, na intenção de fazer campanha de arrecadação de recursos para sua candidatura, de forma dissimulada e descontextualizada, Ulysses tenta, subliminarmente, influenciar o eleitorado a pensar que Rosa Neide teria utilizado em sua campanha eleitoral 2018 verba pública que seria destinada para a educação.

O fundo eleitoral tem finalidade específica e deve ser utilizada durante a campanha eleitoral. Ou seja, ao fazer menção de que recursos públicos foram utilizados por Rosa Neide em sua campanha, sem especificar que se trata do fundo eleitoral utilizado, Ulysses tem o objetivo levar a erro o eleitorado.

Uma liminar foi concedida, determinando a suspensão da divulgação do vídeo. No mérito, parecer do Ministério Público requer a confirmação da liminar, impondo multa eleitoral. MPF requer ainda “a remessa de cópia integral à Polícia Federal para instauração de Inquérito Policial para apurar o crime previsto no artigo 323, do Código Eleitoral”.

O artigo 323, do Código Eleitoral, versa divulgação de fatos inverídicos. Parecer é assinado pela procuradora regional eleitoral auxiliar de propaganda, Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.