Sophia @princesinhamt
Política

Pesquisa Eleitoral em São Paulo: Gráfico com as Intenções de Voto na Corrida pela Prefeitura

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os três levantamentos mais recentes do instituto Paraná Pesquisas para a Prefeitura de São Paulo têm pontos em comum. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) aparece em primeiro, mas em condição de empate técnico com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP).

Em outras posições, contudo, algumas posições mudaram. A deputada federal Tabata Amaral (PSB), por exemplo, caiu. Ela foi de 9,1% das intenções de voto em maio para 6,4% em julho, . Além disso, a parlamentar registrou 8,7% em junho.

No comparativo com o levantamento do Paraná Pesquisas no mês passado, o apresentador de TV José Luiz Datena (PSDB) voltou a aparecer numericamente à frente do empresário e influenciador digital Pablo Marçal (PRTB). Enquanto o tucano tem 11,6%, o membro do PRTB contabiliza 10,9%. Com isso, no entanto, eles seguem tecnicamente empatados.

Em junho, as posições, contudo, eram inversas. Na pesquisa do mês passado, Marçal cravou 10% das intenções de voto. Datena teve 8,3% — ou seja, numericamente, estava atrás até de Tabata.

Pelo gráfico que reúne os dados dos últimos três levantamentos do Paraná Pesquisas para mensurar as intenções de voto para a Prefeitura de São Paulo, é possível conferir, agora em julho, a divisão dos 11 pré-candidatos em quatro blocos distintos:

  1. Nunes e Boulos na dianteira — mas o emedebista sempre numericamente à frente;
  2. Datena e Marçal tecnicamente empatados num segundo pelotão;
  3. Tabata Amaral, com quedas consecutivas, sozinha num terceiro nível; e
  4. Demais pré-candidatos com pouca representatividade, sempre na casa dos 3% para baixo.

Confira, abaixo, o desempenho de cada um dos 11 pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo nos três mais recentes levantamentos de intenção de voto. Os dados partem do Paraná Pesquisas.

Conforme o gráfico, o Paraná Pesquisas registrou os três levantamentos no . Na pesquisa mais recente, a equipe do instituto entrevistou 1,5 mil eleitores em potencial na cidade de São Paulo, de 14 a 17 de julho. Ainda de acordo com a empresa, o levantamento mais recente tem margem de erro de 2,6 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Assim, o nível de confiança do material é de 95%.

O município de São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, com 9,3 milhões de pessoas aptas a votar, segundo registros mais recentes da Justiça Eleitoral. Neste ano (assim como nos últimos pleitos), os eleitores da capital paulista irão eleger prefeito, vice-prefeito e 55 vereadores.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.