A menos de um mês da eleição municipal, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), caminha para se reeleger já no primeiro turno. Ao menos é o que indica levantamento do Paraná Pesquisas divulgado na manhã deste sábado, 7.
Conforme a pesquisa, o socialista detém 60,9% das intenções de voto no cenário estimulado — que é quando nenhum nome é previamente mencionado aos entrevistados. Na parte estimulada, com a citação dos oito candidatos à prefeitura da capital de , ele tem um desempenho ainda melhor: 77,3%.
Caso confirme-se esse patamar nas urnas, Campos será reeleito no dia 6 de outubro. Isso ocorre pela legislação eleitoral, que valida reeleição no primeiro turno, , a quem conquistar 50% e mais um dos votos válidos.
O atual prefeito recifense conta com outros dois indicadores positivos para a sua campanha à reeleição. De acordo com o Paraná Pesquisas, ele tem rejeição entre somente 5,9% dos eleitores do município. Além disso, 88,4% aprovam a administração dele.
Abaixo, os números completos do cenário estimulado das intenções de voto para a Prefeitura do Recife. Os dados são do instituto Paraná Pesquisas.
- João Campos (PSB) — 77,3%;
- Gilson Machado (PL) — 5,4%;
- Daniel Coelho (PSD) — 3,9%;
- Dani Portela (Psol) — 1,8%;
- Tecio Teles (Novo) — 0,9%;
- Simone Fontana (PSTU) — 0,4%;
- Victor Assis (PCO) — 0,3%; e
- Ludmila (UP) — 0,1%.
A parcela de nenhum/branco/nulo é de 6,1% — ou seja, numericamente superior a todos os oponentes do prefeito socialista. Já 4% dos entrevistados não souberam responder ou não quiseram participar da pesquisa.
A margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos. Dessa forma, todos os candidatos, com exceção a Campos, estão em condição de empate técnico.
Para chegar a esses números, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em potencial no Recife. O trabalho de campo ocorreu de 2 a 5 de setembro. De acordo com o instituto, o nível de confiança do levantamento é de 95%.
O protocolo PE-04159/2024 serve como registro de acompanhamento da pesquisa no .
Fonte: revistaoeste