Sophia @princesinhamt
Política

Perícia mostra que Ibaneis não foi conivente com manifestações

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O relatório da perícia realizada pela Polícia Federal no celular do governador afastado do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB), divulgado pela imprensa na quinta-feira 9, leva à conclusão de que ele não se omitiu e tampouco foi conivente com as manifestações de 8 de janeiro, quando centenas de pessoas invadiram e depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes.

O relatório da perícia afirma que a “investigação não revelou atos do governador Ibaneis em mudar o planejamento, desfazer ordens de autoridades das forças de segurança, omitir informações a autoridades superiores do governo federal, ou mesmo de impedir a repressão dos avanço dos manifestantes durantes os atos de vandalismo”, conforme trecho publicado pelo Correio Braziliense.

O laudo da PF listou conversas do governador com jornalistas, membros do Judiciário, do Congresso e integrantes do governo, além de seus advogados. Ao todo, foram 36 ligações recebidas e realizadas por Ibaneis nos dias 7 e 8 de janeiro.

Ibaneis foi afastado do cargo em 9 de janeiro, por 90 dias, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que “absolutamente nada justifica a omissão e conivência do secretário de Segurança Pública e do governador com criminosos que, previamente, anunciaram o que fariam”. Ainda na quinta-feira, a defesa do governador pediu o retorno dele ao cargo.

Troca de mensagens

Entre as conversas transcritas pela perícia, estão áudios enviados na manhã do dia 8 de janeiro pelo ex-secretário interino de Segurança Pública do DF Fernando de Sousa Oliveira garantindo que não havia risco de manifestações violentas naquele dia. Anderson Torres, o titular da pasta, tinha embarcado na sexta-feira 6 para os Estados Unidos, em férias, que começariam na segunda-feira, 9 de janeiro.

Na troca de mensagens com Ibaneis, Oliveira diz que “situação é tranquila, no momento”. “Bom dia, governador! Passando pro senhor as últimas notícias da madrugada e do início do dia. Não houve nenhuma intercorrência relacionada aos manifestantes. Tudo bem tranquilo.”

O ex-secretário também informou que as equipes de segurança estavam fazendo rondas. Em outro boletim, por volta do meio-dia, Oliveira voltou a tranquilizar Ibaneis, afastando a possibilidade de qualquer ato de violência na manifestação.

A transcrição das mensagens do celular de Ibaneis também demonstra que ele repassou essas informações ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Apenas às 16h39, o ex-secretário interino de Segurança enviou mensagem a Ibaneis dizendo que a situação estava crítica e pediu reforço ao Exército e Força Nacional. Às 16h43, o governador afastado encaminha mensagem a Dino, pedindo apoio do Exército.

Com o relatório da perícia, a defesa do governador afastado entende que não há motivos para a manutenção do afastamento. A petição ao ministro Alexandre de Moraes foi protocolada ainda ontem.


Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.