Ao final, a presidente da Câmara, Paula Calil (PL), convocou os parlamentares para a sessão inaugural em 3 de fevereiro, às 9h. A sessão foi encerrada sob aplausos. Além de Paula, compõem a mesa Maysa Leão (Republicanos), primeira vice-presidente; Michelly Alencar (UNIÃO), segunda vice-presidente; Katiuscia Manteli (PSB), primeira-secretária; e Doutora Mara (Podemos), segunda-secretária.
Em entrevista após a sessão, Paula Calil (PL) afirmou que o objetivo é dar mais celeridade aos assuntos específicos de cada área, a fim de garantir uma agilidade nos trabalhos.
“Nós tínhamos, por exemplo, comissões que tratavam de vários temas e nós não tínhamos foco. Então, nossa intenção foi fazer o desmembramento dessas comissões, onde a gente vai conseguir, com isso, dar mais foco e celeridade no trâmite dentro da casa. Quando chegar um projeto vai diretamente para essa comissão e a gente vai ter mais celeridade no processo”.
A escolha dos nomes dos vereadores que integrarão cada comissão será feita na reunião do colégio de líderes, prevista para esta quinta-feira (9). Segundo Paula, cada vereador se coloca à disposição para concorrer e para presidir a comissão.
O número de comissões vai passar de 16 para 23. O motivo é que muitas delas acumulavam uma quantidade considerável de temas, que agora serão redistribuídos para permitir uma análise mais aprofundada e uma tramitação mais eficiente dos projetos no parlamento municipal.
As alterações se referem à resolução nº 08/2016. Um exemplo é a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Idosos e Pessoas com Deficiência, que foi desmembrada em duas novas comissões: a Comissão de Direitos dos Idosos e a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Além disso, a Comissão de Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Direitos dos Animais foi dividida em três novas comissões: a Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo, a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais e a Comissão de Transporte, entre outras mudanças.
1. Comissão de Constituição, Justiça e Redação
2. Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária
3. Comissão de Transporte e Mobilidade
4. Comissão de Meio Ambiente e Urbanismo
5. Comissão de Regularização Fundiária
6. Comissão de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural
7. Comissão de Previdência e Administração Pública
8. Comissão de Educação
9. Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia
10. Comissão de Saúde
11. Comissão de Turismo
12. Comissão de Esporte e Lazer
13. Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico
14. Comissão de Obras Públicas
15. Comissão de Indústria e Comércio
16. Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Pessoas com Deficiência
17. Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte
18. Comissão de Ética e Decoro Parlamentar
19. Comissão da Criança e do Adolescente
20. Comissão dos Direitos da Mulher
21. Comissão de Defesa aos Direitos dos Animais
22. Comissão dos Direitos dos Idosos
23. Comissão de Segurança Pública
Fonte: Olhar Direto