Sophia @princesinhamt
Política

Partidos estão na expectativa de convocação de Mendes para tratar de secretariado

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O governador Mauro Mendes (União) deve começar a chamar os partidos e representantes de seu arco de aliança para tratar de secretariado a partir da próxima semana. Isso, porque o chefe do Executivo Estadual pretende apresentar o seu novo staff completo na cerimônia de posse que ocorre em 1º de janeiro.

Até o momento, há muita especulação sobre o tema, mas nenhuma confirmação. Mendes prefere atuar em silêncio e fazer os anúncios após o martelo batido.

Líderes do MDB, PSB e Republicanos aguardam a convocação do governador para debater o assunto. As agremiações buscam espaço, especialmente, no primeiro escalão estadual, uma vez que, dentre as três legendas, apenas o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) possui cargo no atual staff de Mendes. 

A sigla participa do atual governo desde o início da gestão com indicação do comando da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar. Inicialmente, quem respondia pela pasta era Silvano Amaral (MDB). 

Ele, contudo, se desincompatibilizou do cargo para participar do pleito deste ano como candidato a deputado estadual. Em seu lugar, assumiu Teté Bezerra, mantendo assim, a secretaria sobre o comando do MDB. 

A tendência é que a indicação da pasta continue sendo do MDB. No entanto, o comando deverá ser rediscutido, uma vez que o deputado federal Carlos Bezerra, marido de Teté e presidente do MDB em Mato Grosso, não conseguiu garantir a sua permanência na Câmara Federal na próxima legislatura. 

O Republicanos, por sua vez, briga por reconhecimento, uma vez que tem o vice-governador Otaviano Pivetta. A intenção do partido é acomodar lideranças que foram derrotadas nas urnas no pleito deste ano, e outras que tem grande representatividade no Estado. Entre eles, Dr Leonardo, Felipe Wellaton, Adriano Pivetta e Adilton Sachetti.  

Acontece que a sigla já participa indiretamente da administração estadual, tendo em vista que a indicação dos secretários de Educação e Infraestrutura são de Pivetta. Isso deve dificultar o pleito da agremiação. 

Por outro lado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) deverá ingressar no primeiro escalão estadual sem qualquer dificuldade, pois abriu mão de uma candidatura majoritária ao Senado Federal para permanecer na base aliada de Mendes no pleito deste ano. 

Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real

 

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.