O , ao qual está filiado o ex-presidente Jair Bolsonaro, é a legenda com o maior crescimento em número de candidatos para prefeitos em 2024.
O aumento é de 53% na comparação entre as eleições municipais de 2020 e as que vão ocorrer a partir de outubro deste ano.
As estatísticas fazem parte de um balanço divulgado pelo , com dados compilados e analisados pelo jornal Folha de S.Paulo.
No geral, PL, Novo e Republicanos, legendas consideradas de linha conservadora, foram as que tiveram o maior volume de candidaturas registradas. O prazo de inscrição terminou na última quinta-feira, 15.
Uma das hipóteses para a liderança do PL em número de candidatos a prefeito este ano é a influência causada por Jair Bolsonaro. O ex-presidente da República se filiou ao partido em 30 de novembro de 2021. Atualmente, a legenda registra mais de 900 mil filiados.
Conforme dados do TSE, divulgados no ano passado, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) segue sendo o maior partido, com mais de 2 milhões de filiados.
Em segundo lugar aparece o Partido dos Trabalhadores (PT), seguido do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). No total, o Brasil tem mais de 15,7 milhões de pessoas filiadas a alguma legenda.
Na corrida para ocupar a principal cadeira de uma das mais de 5,5 mil prefeituras brasileiras, dois partidos mostram perda de fôlego na preferência do eleitorado: PSDB e PDT.
Legendas muito cobiçadas nas décadas de 1980 e 1990, quando reuniam líderes como Fernando Henrique Cardoso e Leonel Brizola, respectivamente, os dois partidos convivem com o enfraquecimento de suas bases.
Em 2020, os tucanos tiveram 1,3 mil candidatos a prefeito; agora, são 710 (queda de 47%). O PDT diminui de 973 para 620 — ou seja, recuo de 36%.
Mais dois partidos alinhados à esquerda perderam candidatos, se comparado a 2020. São eles: o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). As duas siglas estão ao lado do PT na formação da Federação Brasil da Esperança.
No ranking do número de candidatos a prefeito, enquanto o PL, de Bolsonaro, cresceu 53%, o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, subiu 8%. A legenda entra para a disputa às prefeituras neste ano com 1,3 mil candidatos. Em 2020 foram 1,2 mil. Contudo, considerando a quantidade de candidatos a vereadores, o PT registra queda de 31,8 mil para 29,4 mil — isto é, um saldo negativo de 7,7%.
Fonte: revistaoeste