Grupo do Whatsapp Cuiabá
Política

Pacheco defende independência do Banco Central

2024 word3

Em meio aos ataques coordenados ao presidente do Banco Central e à política monetária, encabeçados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado, Rodrigo (PSD-MG), defendeu na noite de quarta-feira 8 a independência do BC.

De acordo com declarações à Agência Senado, Pacheco lembrou que a Lei Complementar 179/2021, que estabeleceu a autonomia do BC, foi aprovada no Senado e na Câmara, sancionada pelo presidente e depois confirmada no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o senador, a independência do Banco Central pode ser entendida como um avanço para o país. “É uma autonomia que afasta critérios políticos de um órgão que tem um aspecto técnico muito forte, que é o Banco Central”, disse Pacheco. Ele defendeu a busca de pontes entre Lula e o presidente do BC, , para que seja possível “ter um propósito comum bem sucedido”. “São todos homens de boa intenção. Quando esses homens se reúnem, os problemas se resolvem”, declarou.

Desde a eleição, Lula já vinha criticando a política monetária. Com a posse, ele intensificou as declarações e, em várias entrevistas, questionou a independência do BC. Os ataques ganharam novos contornos desde a última semana, quando o (Copom), do BC, decidiu manter os a 13,75% por ano. Aliados se juntaram a Lula para criticar Campos Neto e a política monetária.


Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.