Deputados da oposição vão pedir ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, a revogação do visto norte-americano do ministro do Alexandre de Moraes. A é do UOL.
Um parlamentar revelou ao portal que o assunto vai ser discutido durante um dos eventos de posse.
Um grupo de oito parlamentares já está nos Estados Unidos para participar de duas solenidades. A expectativa de um congressista é que mais deputados cheguem ao país durante o fim de semana.
As solenidades em Washington começam neste sábado, 18, e se estendem até terça-feira 21. O evento oficial da posse está marcado para segunda-feira 20.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu um convite para participar da posse de Trump, mas está impedido de viajar ao exterior devido a uma decisão judicial. Ele é alvo de investigações no STF em casos que estão sob a relatoria de Moraes.
Em entrevista à , Bolsonaro afirmou que vai ser representado nos Estados Unidos pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e pelo filho dele Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Em setembro de 2024, um grupo de parlamentares norte-americanos enviou uma carta ao secretário de Estado, Antony Blinken, em que pedem a revogação dos vistos de todos os ministros do STF.
Depois da eleição de Trump, em novembro, ministros da Corte zombaram do assunto e especularam quem seria o primeiro a ter o visto suspenso.
Com a posse de Trump, congressistas brasileiros acreditam que vai ser possível avançar em algum tipo de sanção contra Moraes.
Outro fator que pode pesar contra o ministro é a influência do bilionário Elon Musk, que vai assumir um cargo como um dos principais assessores de Trump no novo governo.
Fonte: revistaoeste