Sophia @princesinhamt
Política

ONG critica negligência do governo Lula com a proteção da Terra Yanomami

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A ONG Instituto Socioambiental (ISA) criticou as ações ineficientes do governo Lula no enfrentamento da crise na Terra Indígena Yanomami.

Conforme o ISA, nesta sexta-feira, 26, o Executivo não tem conseguido impedir o garimpo ilegal na região. Levantamento da ONG informou que a atividade da categoria alcançou quase 5,5 mil hectares.

2024 word12024 word1
A ministra Sonia Guajajara, durante do governo | Foto: Ministério dos Povos Indígenas

Há pouco mais de uma semana, a ministra dos Povos Indígenas, , admitiu que a crise não será resolvida neste .

“Devido a toda a complexidade, as ações realizadas até agora não foram suficientes para restabelecer tudo que precisa”, reconheceu Sonia, em uma live. “Esse tempo de um ano é para medir e avaliar. Assim como foram décadas de invasão para chegar a este ponto, pode levar décadas para restabelecer tudo.”

Pouco depois de tomar posse como presidente, Lula atacou Bolsonaro, por causa do suposto genocídio de indígenas na Terra Yanomami.

“Mais que uma crise humanitária”, disse, nas redes sociais. “O que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os yanomamis, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro.”

Leia também: “Fábrica nacional de indígenas”, reportagem publicada na Edição 191 da Revista Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.