O senador Omar Aziz (PSD-AM) — um dos aliados do Luiz Inácio Lula da Silva — disse que, se o governo petista vetar o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em datas comemorativas, as chamadas “saidinhas”, o Congresso derrubará o veto.
O relator da matéria, é o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Agora a matéria segue para a Câmara dos Deputados. Se aprovado pela Câmara, o projeto vai à sanção presidencial.
“Não ouvi o presidente [Lula] falar isso, mas tem na imprensa dizendo que o governo vai vetar”, disse Aziz no plenário, nesta terça-feira, 20. “Espero que não vete porque vai ser derrubado esse veto aqui.”
Aziz ainda orientou que os líderes aliados ao governo aconselhem Lula a não vetar a proposta, pois ficaria “um negócio estranho demais”. “Espero que não vete porque esse é um assunto que diz respeito ao Congresso Nacional discutir.”
Nesta manhã, o portal G1 noticiou que Lula vetaria a proposta, pois seria contra o fim das “saidinhas”. Além disso, que o petista apresentaria um projeto alternativo mais adiante.
Após a fala de Omar, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), disse que não discutiu o tema com Lula e que não tem nenhuma orientação para dizer se o presidente vetaria, ou não, o projeto.
“Se foi dito por algum órgão de imprensa, é uma boa barrigada porque não tem nenhuma posição firmada nesse sentido”, concluiu Wagner. Durante a votação do PL das “saidinhas”,
Fonte: revistaoeste