O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP), foi mais um político que criticou a primeira-dama Janja da Silva pelo insulto ao empresário Elon Musk, durante o Festival Aliança Global, evento que ficou conhecido como “Janjapalooza”.
No sábado 16, a mulher de Luiz Inácio Lula da Silva xingou o sul-africano ao dizer “fuck you, Elon Musk”, ou “f*da-se”, em tradução, enquanto participava de um painel no evento. Assista ao vídeo do episódio:
Fuck you, Elon Musk,”
says Brazil’s first lady, Janja da Silva, during the G20 Social panel. pic.twitter.com/z99XqiHwnj
— Visegrád 24 (@visegrad24) November 16, 2024
Elon Musk vai integrar o governo dos Estados Unidos na gestão do presidente reeleito Donald Trump, a partir de 2025. O empresário deve assumir o Departamento de Eficiência Governamental.
O comportamento de Janja gerou um mal-estar em meio ao encontro internacional, que reúne os maiores chefes de Estado do mundo no Rio de Janeiro. Também teve repercussões políticas no Brasil.
A fala de Janja também causou uma repercussão negativa entre políticos que fazem oposição ao governo.
“Infelizmente, uma sucessão de ataques e baixarias; espero que seja a última”, disse Ricardo Nunes sobre a agressão por parte da primeira-dama.
O senador Hiran (PP-RR) também reagiu: “Foi uma manifestação absolutamente infeliz”, avaliou.
Para a deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP), a declaração de Janja coloca o governo brasileiro em uma situação “vexatória” diante de líderes mundiais. Ela destacou os riscos diplomáticos da atitude da mulher de Lula.
“A ‘elegante’ primeira-dama xinga um futuro membro do governo americano, podendo causar crise diplomática entre os países”, disse. “Iremos cobrar que o ministro das Relações Exteriores esclareça o impacto negativo que essa fala irresponsável causou para o Brasil.”
Fonte: revistaoeste