Sophia @princesinhamt
Política

Novo presidente da Enel SP assume durante crise de imagem: o que esperar?

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A , distribuidora de energia que atende a capital e a Região Metropolitana de São Paulo, terá um novo presidente. Max Xavier Lins pediu a renúncia de seu cargo como diretor-presidente e será substituído por Guilherme Gomes Lencastre. Este último presidia o conselho de administração da empresa.

Há uma semana, uma delegação da Enel vinda da Itália, país de origem da companhia, chegou ao Brasil e teve um encontro rápido com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), em .

A Enel SP não informou os motivos pelos quais Max Xavier Lins decidiu sair do cargo. Desde novembro do ano passado, o diretor-presidente sofria pressões depois que 2,1 milhões de clientes da empresa ficaram sem energia elétrica na região metropolitana, em razão de um .

A apuração atende a uma determinação do Ministério de Minas e Energia, que citou a série de apagões recentes na cidade de São Paulo. Além disso, a mencionou um “histórico de falhas e transgressões” da empresa privada perante suas obrigações.

Em âmbito federal, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) multou a Enel em R$ 165 milhões. A agência também deu início a um processo para apurar a possibilidade de extinção do da empresa.

Segundo comunicado aos acionistas divulgado pela companhia, Damian Papolo, então diretor de Relações Externas e Sustentabilidade da Enel Brasil, foi eleito para presidência do conselho. O comunicado afirma ainda que Xavier Lins vai ocupar novas funções no Grupo Enel.

A Enel SP segue sob crise com os governos municipal e federal desde que as falhas na distribuição de energia se avolumaram. , em novembro de 2023.

O presidente da Enel Brasil, Antonio Scala, disse, dias depois da abertura do processo, que respeitava as opiniões do poder público. Contudo, acrescentou que existe o respaldo de “contratos robustos” e que está “seguro” dos investimentos anunciados pela empresa para resolver as falhas.

O objetivo da pasta é saber se a Enel descumpriu com o contrato, se tem condições técnicas de seguir com as operações e se atendeu a ordem recente da Aneel para regularizar seus serviços.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.