O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou, nesta quarta-feira, 18, o advogado Mauro Caseri como novo ouvidor da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (). Ele vai assumir oficialmente o cargo a partir de 2025.
Atual chefe de gabinete da ouvidoria, Caseri é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tarcísio de Freitas escolheu o nome a partir de uma lista tríplice elaborada pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe). Os outros dois que estavam na disputa também são petistas.
Tarcísio antecipou a decisão, antes do prazo final de 23 de dezembro. Caseri já está atuando em razão do afastamento do atual ouvidor da SSP-SP, Cláudio Silva.
Caseri também já atuou como assessor legislativo na Assembleia Legislativa de São Paulo. Na Casa, ele trabalhou em gabinetes de deputados estaduais petistas.
O governo do Estado de São Paulo decidiu criar uma nova ouvidoria para a SSP-SP. Agora, o órgão vai estar subordinado diretamente ao secretário Guilherme Derrite. A decisão foi uma resposta a incidentes polêmicos que envolveram a Polícia Militar.
Derrite defendeu a corporação. Ele afirmou nas redes sociais que “anos de legado da PM não podem ser manchados por condutas anti-profissionais”.
Além disso, o secretário de Segurança Pública de São Paulo destacou que policiais “não atiram pelas costas em um furto sem ameaça à vida e não arremessam ninguém pelo muro”.
Em entrevista ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, Tarcísio reforçou que “não haverá tolerância para má conduta” policial. Além disso, o governador reiterou o compromisso com a integridade e responsabilidade dentro das forças de segurança do Estado de São Paulo.
Fonte: revistaoeste