O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o retorno de Ibaneis Rocha ao comando do governo do Distrito Federal (DF). O magistrado determinou a volta do político ao cargo nesta quarta-feira, 15.
, por decisão do próprio Moraes, devido aos atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. Durante o período de afastamento de Ibaneis, a vice-governadora, Celina Leão, ficou no comando do Distrito.
A decisão inicial de Moraes era de um afastamento por 90 dias. No entanto, o ministro afirmou que as investigações vão continuar, e o político pode ser afastado novamente “de ofício ou a pedido das partes”, se houver razão para isso.
Moraes destacou que as investigações realizadas até o momento não indicam risco de que o retorno de Ibaneis possa comprometer a averiguação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas.
“O momento atual da investigação — após a realização de diversas diligências e laudos — não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida”, observou Moraes. “Não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado Ibaneis Barros Rocha Júnior possa comprometer a presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas.”
Fonte: revistaoeste