Entre 27 e 29 de junho, seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem comparecer ao 12º Fórum Jurídico de Lisboa, evento conhecido em Brasília como “Gilmarpalooza”.
O apelido jocoso surgiu em virtude do excesso de políticos que comparece ao ato promovido pelo IDP, instituto do decano da Corte, Gilmar Mendes. A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e a Fundação Getúlio Vargas também figuram como organizadoras.
Dois juízes do tribunal confirmaram presença, além de Mendes: Luís Roberto Barroso e Cristiano Zanin. Embora ainda não tenham confirmado, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Flávio Dino constam na programação da cerimônia.
No meio da polêmica que o Gilmarpalooza provocou, André Mendonça, Nunes Marques, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Luiz Fux informaram que não comparecerão ao fórum.
Ao jornal O Estado de S.Paulo, dez ministros do governo Lula que foram convidados para o Gilmarpalooza informaram que declinaram da proposta.
Confirmaram a viagem, contudo, Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Anielle Franco (Igualdade Racial), Vinícius Carvalho (Controladoria-Geral da União) e Luciana Barbosa (Ciência e Tegnologia).
De acordo com os integrantes do governo Lula, a viagem será custeada com o “dinheiro dos ministérios”.
Fonte: revistaoeste