“Espero que possa levar boas notícias a toda a população”, disse o ministro. De acordo com ele, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) pediu total atenção do ministério e também do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que as obras saiam do papel.
Enquanto BR-158 teve problemas com o traçado original, por atravessar a Terra Indigena Marãiwatsédé e agora espera licenciamento ambiental para um novo traçado que circunda a área de proteção, a BR-252 demorou mais de 30 anos para liberação de licença ambiental para autorizar trecho que conectará o Vale do Araguaia a Sorriso.
Conforme havia dito na audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Desenvolvimento Regional do Senado, Renan Filho reafirmou que Mato Grosso terá este ano um aporte de recursos superior a R$ 900 milhões. Desse valor, R$ 502 milhões serão investimentos na manutenção das estradas, e R$ 493 milhões para obras de construção e adequação viária.
O senador Jayme Campos disse que a população de Araguaia está confiando na promessa do atual Governo. Ele lembrou que a classe política de Mato Grosso já foi ‘ludibriada’ e ‘passada para trás’ por outros ministros. Ele destacou as qualidades de Renan Filho, que já foi prefeito, governador, eleito senador da República e ocupando a função de ministro.
“Tenho uma amizade de longa data com o seu velho pai, senador Renan Calheiros. E estamos apostando na sua competência e também no Governo do presidente Lula para que essa obra aconteça em Mato Grosso” , disse Jayme Campos. Ele ressaltou que, uma vez concluída a pavimentação das duas BRs, deverá agregar expressiva quantidade de produtos agrícolas.
Ambas as rodovias também são consideradas estratégicas do ponto de vista logístico. Campos lembrou que a BR-158, por exemplo, situa-se como na condição de eixo estruturante, multimodal, que combina rodovia com hidrovia e ferrovia, fatores que serão fundamentais para alavancar a competitividade da produção de Mato Grosso.
Fonte: leiagora