Sophia @princesinhamt
Política

Ministro do TSE defende direito de opinião e promove tolerância: declaração repercutiu positivamente

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Durante o julgamento de um processo, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Raul Araújo, se manifestou a favor do direito de opinião e pregou mais tolerância a ideias divergentes.

Na manhã da quinta-feira 29, o juiz do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou em desfavor de uma ação movida pelo PT contra Rodrigo Constantino, colunista da Revista , em virtude de falas na Jovem Pan.

Partidos aliados do então candidato Lula acionaram o TSE, em 2022, depois de o criticar a Corte, por decisões que tiraram conteúdos jornalísticos do ar.

youtube
O economista Rodrigo Constantino, colunista da Revista | Foto: Reprodução/Redes Sociais

À época, Constantino afirmou que “a essência do PT é o autoritarismo e a censura” e disse que “o sistema está coligado com essa turma”.

No voto-vista, Araújo observou que as falas de Constantino representam opinião política que não se confunde com fatos. “Temos que tolerar”, defendeu o corregedor-geral. O julgamento foi interrompido, por pedido de vista da ministra Cármen Lú.

Antecessor de Araújo, Benedito Gonçalves optou por condenar Constantino a pagar R$ 30 mil, por “exceder a liberdade de expressão”.

Em novembro do ano passado, Araújo substituiu Gonçalves, responsável por votar pela do ex-presidente Jair Bolsonaro, no cargo de corregedor-geral do TSE.

A cadeira de corregedor é preenchida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça que esteja no TSE há mais tempo.

Desde o ano passado, Araújo relata ações de investigação judicial eleitoral que tramitam no TSE.

Com perfil discreto e votos técnicos, o ministro do TSE é conhecido pela vasta experiência na magistratura.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.