O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou há poucos minutos que antecipou sua aposentadoria da Suprema Corte. A saída do magistrado acontecerá em 11 de abril deste ano, uma terça-feira. Lewandowski teria de se aposentar compulsoriamente em 11 de maio, quando completa 75 anos.
“Acabo de entregar para a presidente do STF, ministra Rosa Weber, um ofício em que peço a ela que encaminhe ao presidente Lula o meu pedido de aposentadoria, que será antecipado em cerca de 30 dias”, disse Lewandowski a jornalistas. “Parto para novas jornadas.” Segundo o próprio magistrado, alguns compromissos acadêmicos motivaram a antecipação.
Agora o presidente Lula terá de adiantar a indicação de um novo ministro para o STF. O favorito é o advogado pessoal do petista, Cristiano Zanin. Além de um substituto para Lewandowski, o petista vai ter de indicar outro juiz para ocupar o lugar de Rosa. A presidente da Suprema Corte se aposentará compulsoriamente em outubro deste ano.
Ao ser interpelado sobre seu sucessor, Lewandowski disse que não conversou sobre os possíveis nomes com Lula. “Meu sucessor deverá ser fiel à Constituição, fidelíssimo à Constituição, aos direitos e garantias fundamentais nas suas várias gerações, mas precisa ser, antes de mais nada, corajoso e enfrentar as enormes pressões que um ministro do STF tem que enfrentar no seu cotidiano.”
Fonte: revistaoeste