Sophia @princesinhamt
Política

Ministro da Previdência confirma: ‘A fila do INSS não tem fim’, revelando desafios do sistema

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro da , , afirmou nesta quarta-feira, 3, que a fila do Instituto Nacional do Seguro Social () “nunca vai acabar”. De acordo com ele, para 2024, a meta é a de que o tempo de espera dos segurados seja reduzido a 30 dias.

Lupi afirmou que, atualmente, a fila de espera pela análise de pedido de benefício assistencial ou previdenciário é de 49 dias.

“Quero chegar à data de 30 dias de espera. O que quer dizer? Que no próprio mês que a pessoa dê entrada, conclua o processo”, disse

Segundo o ministro, o órgão recebe de 900 mil a 1 milhão de pedidos mensalmente. As declarações foram dadas em Brasília durante cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS.

Carlos LupiCarlos Lupi
Carlos Lupi Afirmou Que Pretende Diminuir O Tempo De Espera Dos Segurados Do Inss Pela Análise De Pedido De Benefício De 49 Para 30 Dias | Foto: Força Sindical

Acabar com a fila do INSS

Quando assumiu o Ministério da Previdência Social, no começo de 2023, Lupi havia prometido zerar a fila até o final de 2023, o que não ocorreu.

“Com automação e com esse mutirão, eu pretendo rapidamente ainda esse ano acabar com a fila”, afirmou o ministro na ocasião.

Porém, nesta quarta-feira, 3, ele afirmou que nunca falou, literalmente, em zerar a fila, mas reduzir o tempo de espera para os 45 dias definidos em lei.

Lupi afirmou que o tempo de espera médio estava em torno de 80 a 100 dias no início do ano. Ao final de 2023, segundo ele, caiu para 49 dias.

O ministro também declarou que, depois de reduzir o tempo de espera na fila, o desafio será “humanizar” o atendimento do INSS.

A redução da fila do INSS esteve entre as promessas de campanha do então candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

+ Leia as últimas notícias sobre Política no site de Oeste

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.